sexta-feira, 15 de junho de 2012

Candomblé, uma cultura que conquistou o devido respeito dentro da sociedade pernambucana



O CANDOMBLÉ E SUAS RAÍZES






















         Poucos sabem a verdadeira história ou até mesmo a origem mas, o Candomblé é uma religião derivada do animismo africano onde se cultuam os orixás, Voduns, Nkisis dependendo da nação. Cada nação, africana tem como base o culto a um orixá. E em cada terreiro há um zelador do santo nomeado babalorixá ou uma zeladora nomeada ialorixá. No Brasil, o Candomblé foi desenvolvido com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África, juntamente comseus orixás entre 1549 e 1888.
        Em cada estado do Brasil existe pelo menos de dois a seis terreiros espalhados. Entretanto, na cultura brasileira as religiões não são vistas como mutuamente exclusivas, e muitas pessoas de outras crenças religiosas. Apesar das contradições do candomblé, especialmente no que se refere ao número dos Orixás, a teologia não é complicada: um Deus criador de todas as coisas e deuses menores regentes da Natureza, da personalidade e da vida dos homens. Entretanto, a liturgia, ou seja, as práticas rituais, de iniciação, cultos e, sobretudo o oráculo, esta liturgia é extremamente complexa.

                Algumas dessas fotos foram tiradas no terreiro do babalorixá Neném de Oyá em celebração a Iansã de Balé que, há 25 anos recebeu o título de zelador, tendo rasapado o o santo na casa de Raminho de Oxossi, um dos maiores babaloriás mais conceituados no Brasil. Já as demais foram realizadas no Museu da Abolição, durante a exposição da comida afro, nos dias 25, 26 e 27 da maio de 2012.
         Demorou anos, apesar de ainda sofrer um pouco de discriminação mas, o Candomblé conquistou o devido espaço que tanto buscava, mostrando a muitos preconceituosos que, cada um tem o direito de cultivar sua própria religião e que diferentemente que certos psudos estudiosos acham que pessoas se voltam para o Candomblé para paraticar maldades mas, tudo isso não passa de mero racismo e pelo que eu vi durante os dois dias da exposição, até políticos de renome circularam pelo evento.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Foto Notícia - CAOS NO CENTRO DO RECIFE

Varejista Ambulante atrapalhando o fluxo de veículos e pedestres na rua Tobias Barreto. Foto tirada no dia 13 de abril de 2012.


Varejista Ambulante atrapalhando o fluxo de veículos e pedestres na rua Tobias Barreto. Foto tirada no dia 13 de abril de 2012.
Congestionamento em plena luz do dia na rua da Concórdia, ocorrido no sábado dia 14 de abril de 2012.



 Ônibus quebra entre as avenidas Agamenon Magalhães e João de Barros, deixando uma fila quilométrica de congestionamento, o fato ocorreu no dia 17 de abril de 2012, das 08:30h até as 10:15h.



Ônibus quebra entre as avenidas Agamenon Magalhães e João de Barros, deixando uma fila quilométrica de congestionamento, o fato ocorreu no dia 17 de abril de 2012, das 08:30h até as 10:15h.



             Este é o caos provocado dia a dia pelas ruas do Recife com ônibus quebrado deixando fila quilométricas de automóveis impedidos de transitar e, alguns varejistas ambulantes tomando conta das principais ruas do centro da cidade deixando a criculação de carros e pedrestres interronpidas. Essas fotos foram tiradas nos dias 13,14 e 17 de abril de 2012, pelo estudante de jornalismo Celso Pereira, relacionada a cadeira de fotojornalismo, ministrada pela professora Silvania Nobre.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Exposição Afro - MUSEU DA ABOLIÇÃO

   3ª Mostra de Culinária Afro-brasileira, realizado entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2012, no Museu da Abolição. Muita gente transitando pelo evento, na curiosidade de poder degustar um pouco das comidas exibidas nos três dias da exposição. Foto tirada no dia 27 (domingo). 






  3ª Mostra de Culinária Afro-brasileira, realizado entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2012, no Museu da Abolição.  



 3ª Mostra de Culinária Afro-brasileira, realizado entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2012, no Museu da Abolição.




  3ª Mostra de Culinária Afro-brasileira, realizado entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2012, no Museu da Abolição.


  3ª Mostra de Culinária Afro-brasileira, realizado entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2012, no Museu da Abolição.

  3ª Mostra de Culinária Afro-brasileira, realizado entre os dias 25, 26 e 27 de maio de 2012, no Museu da Abolição.

             Essas são umas das fotos feitas por mim entre os dias 26 e 27 de maio de 2012, no Museu da Abolição, localizado na rua Benfica, no bairro da Madalena, Recife-PE. Exposição essa que foi toda voltada para acultura Afro-Brasileira, mostrando um pouco do Candoblé, religião cultuada por descendentes africanos, trazidos há mais de 100 anos para o Brasil. Gostei muito de tudo o que vi e aprendi um pouco mais sobre origens, mitos, culinária, danças, de tudo um pouco além de, que a exposição fez parte de um trabalho de uma das cadeiras que eu pago na faculdade que é Fotojornalismo, ministrada pela professora Silvania Nobre.

Just Can't Get Enough - THE MAKING OF DEPECHE MODE



Just Can't Get Enough - The Making Of Depeche Mode - Biografia não autorizada, lançada pelo jornalista Simon Spence (que participou de publicações como NME, The Face, International Herald Tribunes, entre outros.)

         Existem muitas biografias não autorizadas do Depeche Mode, inclusive documentários em dvd´s. Não temos nenhuma, até o momento, disponível no mercado brasileiro...
          Aqui um trecho do texto apresentado na página "Side Line"

          "Com a quantidade de biografias do Depeche Mode já disponível, pedimos para o fã Stéphane Devillers ler esta nova e deixar-nos saber seus pensamentos.

          Stéphane: "Este livro é outra biografia não oficial de Depeche Mode e enquanto a capa horrível - com uma foto engraçada precoce da banda - poderia fazê-lo a pensar que é inútil e não muito interessante, o livro é realmente bastante interessante. Esta é provavelmente a melhor biografia a traçar os primeiros dias da banda até a era Black Celebration.
          O jornalista do NME Simon Spence baseia-se na primeiras entrevistas de mão com pessoas próximas a banda como amigos, roadies, produtores, etc... como Alison Moyet, Robert Marlow, Gareth Jones, Neil Ferris, Adrian Sherwood, Martyn Atkins, Brian Griffin, Robert Gorl, etc..
          O primeiro capítulo trata de Basildon, porque é importante compreendê-la, para realmente compreender Depeche Mode. Então vamos aprender como os meninos chegaram lá, como eles se conheceram, suas bandas anteriores e como criou uma das dez bandas mais vendidas na história da música. Não espere fatos, fofocas e Curiosidades, você vai ter a verdadeira história sobre Dave, Martin, Alan, Fletch e Vince. E experimentar sua jornada ao estrelato do mundo! Parte musical dessa odisséia, parte da história cultural, este livro traça a história do Depeche Mode de seus quartos e salas de escola para o Bridgehouse e de sua primeira aparição no "Top Of The Pops" até as Arenas da turnê Black Celebration. "

Enjoy The Noise - TRIBUTO AO DEPECHE MODE




Enjoy The Noise - A FESTA
Dia 16 de junho, acontecerá em Recife, mais uma edição do evento "Enjoy The Noise" (Depeche Mode Especial).
Com a participação do DJ Elcy, tocando o melhor dos anos 80, e em especial, muito Depeche Mode, também se apresentará a banda : Enjoy The Noise.
Formada por : Gustavo D'Almeida (Guitarrista), André Medeiros (Teclado), Michel Laroni (Baixista), Gabriel Morais (Baterista), Rico De Moraes (Vocal).
A banda interpretará vários sucessos do Depeche Mode, na sua versão "mais rock n roll", conforme foi apresentado na edição anterior do evento.
É bom avisar que : não se tratam de versões covers fiéis as músicas do Depeche, mas são versões mais pesadas, porém com a mesma intensidade das originais.
Eu diria que as versões da Enjoy The Noise, lembram mais as faixas ao vivo que o Dave Gahan toca em seus shows.
Não deixa de ser um tributo, um "especial Depeche Mode", eu diria que é uma maneira diferente de se escutar as músicas.
Vale dar uma conferida, e também participar dos eventos, conhecer mais fans, etc...
Dia : 16 de junho - Sábado
Horário : 22 horas
Local : Burburinho - Rua Tomazina, 108 - Recife Antigo.
Ingressos Antecipados (R$ 12,00) :
Gramophone (Shopping Recife)
Disco De Ouro (Boa Vista)
Na hora : R$ 15,00

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Jamie Oliver encontra fitas raras de Joy Division e New Order em porão




O chef e apresentador britânico Jamie Oliver pode ter encontrado fitas originais e raras das bandas Joy Division e New Order em um porão durante uma escavação para a construção de um novo restaurante em Manchester, na Inglaterra.
Além do material dos grupos, Oliver encontrou ouro, armas e outras joias no processo de escavação, segundo o site NME. Todos os itens foram entregues  para o tesouro público.
O Joy Division existiu entre os anos de 1976 e 1980 e, após o suicício do vocalista Ian Curtis, o restante de seus integrantes formou o New Order.

Some Great Blogger

Some Great Blogger

Este blog foi criado não só para falar sobre música como também, sobre o que acontece na cultura de Pernambuco, do Brasil e do mundo